Seu celular foi roubado? Neste artigo, aprenda a fazer o bloqueio do IMEI do aparelho junto à operadora.
Isso desestimula o roubo de smartphones, já que seu celular não se conectará mais a nenhuma operadora, tornando o crime inútil, na maioria dos casos, o ladrão rouba o aparelho para revendê-lo posteriormente.
-O que é código IMEI?
-Como descobrir o IMEI de um celular (mesmo depois de roubado).
-Como saber se o código IMEI foi clonado e está em dois celulares.
1. Como descobrir o IMEI do celular.
Para descobrir o IMEI do seu aparelho, digite *#06# no telefone, como se você fosse efetuar uma ligação — o código, com 15 dígitos, será imediatamente exibido na tela. Caso você não tenha mais acesso ao celular, procure o IMEI na embalagem do produto, que estará próximo a um código de barras.
Se você não tem mais o aparelho e nem a caixa, ainda há salvação para os usuários de Android. Acesse o Google Dashboard e expanda o menu Android. Uma lista de todos os aparelhos atrelados ao seu Google Play serão exibidos, acompanhados dos respectivos códigos IMEI.
2. Faça o boletim de ocorrência do celular roubado ou furtado.
Caso seu celular tenha sido roubado (ou seja, houve grave ameaça ou violência durante o ato), é importante ir à delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência.
Como fazer um BO online (Boletim de Ocorrência).
Por outro lado, se o aparelho foi apenas furtado (você não chegou a receber nenhuma ameaça), boa parte dos estados permite fazer o boletim de ocorrência online.
Caso você seja de São Paulo, acesse o site da Delegacia Eletrônica. Também é possível registrar a queixa nos sites da Polícia Civil do Paraná, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, por exemplo. Procure em algum buscador qual é a página da Polícia Civil do seu estado.
3. Bloqueie o IMEI do celular roubado ou furtado na operadora.
Para bloquear o IMEI de um celular por roubo ou furto, entre em contato com a sua operadora. Os números são os seguintes:
-Claro: 1052;
-Oi: 1057 ou *144;
-TIM: 1056 ou *144;
-Vivo: 1058 ou *8486;
-Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611;
-Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333.
A operadora poderá solicitar seu documento de identidade, boletim de ocorrência e outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio.
Artigo feito por: Paulo Higa
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