Investir na imagem do profissional contábil pode ser um diferencial competitivo.
Comum na gestão de carreiras de personalidades públicas e/ou celebridades, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias que ajudam a aumentar o valor através da reputação e da imagem.
Pensando no universo dos contadores, apostar nesta prática, é um caminho para melhorar a credibilidade, conquistar potenciais clientes, ter mais indicações e, principalmente, valorizar o nome e a imagem.
Pensando nisso, a IOB separou algumas dicas sobre marketing pessoal que podem ser aplicadas por todos os contadores.
Como começar?
O ponto de partida é ter claro quem é o consumidor, ou seja, com quem deseja estabelecer uma relação. Ou ainda, saber qual o perfil de cliente que o escritório pretende alcançar.
Identificar essas características nem sempre é simples e rápido. Isso requer pesquisa, estudo do mercado e conhecimento da concorrência.
O segundo passo é estruturar a imagem do contador, buscando entender quais são os pontos fortes e quais habilidades (por exemplo, liderança, trabalho em equipe, organização, agilidade etc.) podem ser destacadas.
O poder do mundo digital
As redes sociais são excelentes aliadas porque funcionam como espaços para ver e ser visto. No meio profissional, uma plataforma que tem ganhado cada vez mais popularidade é o LinkedIn, rede que reúne possíveis clientes, parceiros, concorrentes e muitos profissionais de diferentes segmentos.
É preciso ter em mente que é importante fazer parte de comunidades relacionadas à contabilidade e gestão, postar e compartilhar assuntos interessantes e fortalecer a imagem junto aos pares e potenciais clientes. Instagram e Facebook também podem ajudar neste momento, mas é bom estar ciente que alimentar mais do que uma rede social dá muito trabalho e, consequentemente, toma bastante tempo.
Talvez, um próximo passo pode ser criar um blog sobre os conhecimentos que possui, com casos de sucesso, por exemplo. Isso também é interessante para reforçar o marketing pessoal e aumenta chances de se tornar uma referência em sua área de atuação.
Ações offline
Além de aproveitar as facilidades oferecidas pela Internet, o marketing pessoal para contadores também passa por criar e manter uma imagem sólida no mundo offline, ou seja, no dia a dia com a mão na massa.
Lembrando que no meio profissional, a imagem está sempre em construção. Portanto, é importante dar atenção à forma que trata o cliente. Uma boa dica é procurar ser claro e objetivo na hora de falar e, quando a conversa for por escrito, caprichar no português e evitar erros e gírias.
Networking: relacionamentos fazem a diferença
Os contadores que desejam usar o marketing pessoal a seu favor não podem se esquecer de cultivar uma boa rede de relacionamento. E isso passa por manter contatos com pessoas que conheceu e considera que são interessantes profissionalmente.
Inclusive, esses profissionais não precisam ser necessariamente contadores: empresários e pessoas de outras áreas de atuação podem qualificar ainda mais a rede de contatos. É importante ter em mente que fazer networking não tem nada a ver com se aproximar de outras pessoas por puro interesse. Na verdade, a ideia desta prática é que os dois lados possam evoluir juntos e se ajudar mutuamente.
Ferramenta contábil: um aliado de peso
Com o mercado dinâmico, um diferencial que deixa o trabalho mais eficiente é contar com uma ferramenta contábil, assim o contador ganha tempo com processamentos agrupados, rotinas agendadas, automatizadas e, consequentemente, aumenta sua produtividade com mobilidade, agilidade e segurança. Além disso, pode trabalhar de onde, como e quando quiser e usufruir de toda liberdade que um sistema remoto pode oferecer.
“Todo contador sabe que muitas empresas começam através de um aporte de capital social e que isso, pode definir o futuro delas ou o caminho que vão percorrer no mercado. Pensando desta forma, é possível dizer que o marketing pessoal pode ser considerado como o capital social do contador. É bom estar ciente que, em um mercado cada vez mais competitivo, ter apenas habilidades técnicas nem sempre é suficiente. Por mais competente que seja como contador, saber se vender também é essencial e é justamente com isso que esta técnica da comunicação pode auxiliar”, afirma Carlos Dias, gerente de operações e serviços da IOB.
Fonte: IOB.
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