Data especial para promover a cultura de doação é comemorada nesta terça-feira (30).
Uma data especial para celebrar a generosidade e a doação no mundo todo. Isto é o Dia de Doar, comemorado nesta terça-feira, 30 de novembro, em cerca de 75 países, em uma ação que convida as pessoas a contribuírem com causas e a espalharem essa cultura.
O Dia de Doar nasceu nos Estados Unidos em 2012 e é chamado pelos americanos de Giving Tuesday (Terça-Feira da Doação), pois é sempre realizado na terça-feira após o Dia de Ação de Graças. Em 2013, o evento chegou ao Brasil e foi atraindo adeptos ao longo das suas edições.
No Brasil, as iniciativas ocorrem em várias regiões e são feitas em diferentes tamanhos. Qualquer pessoa ou grupo pode criar uma campanha, mas há mobilizações que se organizaram tanto que estão envolvendo cidades. Quem ouvir o 44º episódio do podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, produzido pelo Instituto MOL, vai conhecer um pouco mais sobre algumas das campanhas comunitárias que agitam os municípios e buscam ampliar o impacto da doação.
A campanha Doa Sorocaba, por exemplo, ganhou vida há cinco anos e hoje conta com a participação de mais de 50 ONGs de várias áreas de atuação, sendo uma das mobilizações mais engajadas desse movimento no país.
“A nossa evolução de 2016 para cá está sendo progressiva, pois entendemos que estabelecer uma cultura é algo de longo prazo e que dependemos do engajamento de vários atores”, disse Thaís Beldi, que coordena o movimento na cidade.
Ela também contou que em 2020 — ano em que o país tanto sofreu com a pandemia — foi feita uma campanha de financiamento coletivo chamada Doa Sorocaba, Alimenta e Aquece. “Arrecadamos R$ 40 mil em 40 dias e apoiamos durante seis meses 50 famílias em vulnerabilidade social com cestas básicas e entrega de cobertores e máscaras”, afirmou Thaís.
O município no interior paulista colocou o Dia de Doar em seu calendário oficial, assim como ocorreu em Gramado (RS). Segundo o vereador da cidade gaúcha Renan Sartori, a ação de aprovar uma lei assim faz muita diferença e ajuda a atrair a atenção da sociedade para o evento.
“Tu consegues ter um apoio notório do público. A prefeitura muitas vezes entra com alguns apoios, seja de cedência de espaços, seja em alguns contatos importantes. Com certeza, o evento muda quando ele tem um projeto de lei e, a partir daí, consegue entrar no calendário da cidade. Ele ganha mais respeito, mais credibilidade, mais confiança daquelas pessoas que vão até o dia do evento fazer as suas doações”, disse Sartori.
DIA DE DOAR E A CAPTAÇÃO DE RECURSOS - ENTREVISTA COM JOÃO PAULO VERGUEIRO
Estamos nos aproximando de mais um final de ano, e no mês de novembro um dos assuntos mais abordados é a famosa Black Friday, mas o que muita gente não sabe é que ligado a este evento de descontos e promoções, no mês de novembro também temos o Dia de Doar, data muito especial marcada pela solidariedade em que dedicamos a pensar no outro e contribuir para instituições de caridade.
Entendendo a importância do assunto, convidamos o Sr. João Paulo Vergueiro, para uma breve entrevista sobre o Dia de Doar.
Sr. Vergueiro é Diretor Executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR, é professor e coordenador do Alumni Alvaristas e do Fundo de Bolsas da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP, conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo, além de voluntário na pastoral da comunicação da Paróquia N. Sra. da Saúde e membro da ABRH-SP.
Em nossa entrevista, João Paulo iniciou explicando sobre como surgiu o “Dia de Doar”, evento que iniciou primeiro nos Estados Unidos, em 2012, chamado de #GivingTuesday e como um movimento para valorizar a doação em sequência às datas de celebração do Thanksgiving e da Black Friday. Sendo celebrada todas as terças-feiras após a Black Friday, já em 2013 chegou ao Brasil, com o nome de "Dia de Doar", e em 2014 o país passou a fazer parte oficialmente desse movimento global, que atualmente conta com mais de 80 países participando oficialmente.
Destacou ainda que “o Dia de Doar é fundamental, porque ele chama atenção de toda a sociedade para a importância de se conectar e doar para as ONGs, valorizando o ato da generosidade. E, assim, também tem como resultado a ampliação da capacidade das organizações buscarem mais recursos.”
Questionamos então sobre como as entidades do terceiro setor podem participar desse movimento para que seus projetos e missão sejam também alcançados pelas doações e em resposta, João Paulo esclareceu que “Toda e qualquer instituição pode participar do Dia de Doar, sem precisar se cadastrar ou pagar para se envolver. Basta pensar em uma ação e mobilizar sua base para participar e doar no dia. O Dia de Doar é um movimento livre, horizontal, e nós disseminamos uma ideia para que cada um participe do seu jeito - seja doando (e divulgando a doação para inspirar mais pessoas), seja realizando uma campanha de captação de recursos.”
Por fim, perguntamos sobre as formas de captação de recurso que o Sr. Vergueiro considera mais importante e se realmente vale a pena investir nessa ferramenta, e João Paulo nos relatou que “todas as formas de captação de recursos são importantes, o desafio é encontrar aquela que melhor funciona para cada organização. Por exemplo, é possível que para uma organização o telemarketing funcione melhor, e para outras, a realização de eventos periódicos. A captação online também tem funcionado bem para várias organizações - mas o mais importante, definitivamente, é cada uma encontrar o seu modelo, considerando sua capacidade, sua equipe e suas metas e planejamento” e finalizou ressaltando que “organizações que não investem em captação de recursos têm uma chance muito menor de conquistarem sua independência financeira, porque não terão geração de renda, não serão conhecidas, não terão doadores recorrentes, etc. Então o investimento em captação é um fundamento básico da boa gestão de uma organização, do mesmo jeito que uma empresa tem que investir em vender o seu produto, por exemplo.”
Fonte: InfoMoney e diadedoar.org.br
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